Blog

Os Diferentes tipos de Iluminação

Os Diferentes tipos de Iluminação

Planejar ambientes não envolve apenas a escolha dos móveis e das peças de decoração. Cômodos aconchegantes e bonitos também dependem da iluminação. Com um bom projeto luminotécnico, é possível criar diferentes sensações, destacar objetos e até facilitar as atividades domésticas.Conheça abaixo os diferentes tipos de iluminação, como devem ser aplicados e que efeitos proporcionam. Vale lembrar que você não precisa escolher apenas um para usar em sua residência; pode misturar iluminações variadas para criar os efeitos adequados em cada ambiente.Iluminação direta - É usada para dar destaque, sendo indicada para ambientes como escritórios, por facilitar a concentração. Os focos de luz direta podem ser abajures de piso, luminárias de mesa oupendentes e spots embutidos ou sobrepostos. Superfícies brilhantes, como mármores e espelhos, são contraindicadas para receber este tipo de iluminação.
Iluminação indireta- Especialmente indicada para o quarto, por proporcionar aconchego e um clima mais intimista.Abajures, arandelas, lâmpadas colocadas em desníveis de gesso, do forro e até embutidas no chão emitem a luz sem direcioná-la para um espaço específico, fazendo com que ela se espalhe pelo ambiente. O resultado é uma iluminação suave. Para evitar a fadiga visual, o ideal é que o local tenha cores claras.
Iluminação difusa - Versátil e confortável, pode ser aplicada em qualquer ambiente. Luminárias de acrílico ou em vidros leitosos garantem que a luz se espalhe sem provocar sombras fortes, criando umailuminação homogênea.
Iluminação de destaque - Como o próprio nome sugere, esse tipo de iluminação serve para destacar móveis, objetos de decoração e até fachadas, por meio de spots direcionados.
Iluminação de orientação - Essa iluminação promove uma circulação confortável, além de ajudar a evitar acidentes, podendo ser usada em corredores, escadas ou na entrada da residência. É recomendável que as lâmpadas fiquem totalmente embutidas no chão ou na parede.
Iluminação de tarefa - Usada para proporcionar maior conforto visual a quem realiza atividades de leitura, gastronômicas ou no computador, a iluminação de tarefa pede bastante luz, de preferência difusa. Para garantir economia de energia, indica-se optar pelas lâmpadas de LED.
Iluminação para áreas externas - Spots instalados no piso ou na parede destacam a fachada de forma delicada e proporcionam mais segurança aos moradores. Em áreas externas, o tom âmbar funciona muito bem.

Fonte: http://www.ademilar.com.br/
Você possui alguma dúvida sobre gesso e drywall e precisa conversar com algum especialista no assunto? Envie suas dúvidas pra gente ou solicite um orçamento sem compromisso: vendas@formagesso.com.br / 47 3264-1035
Não esqueça de acompanhar a Formagesso nas redes sociais > Facebook / Instagram